Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fique de bem com você e venda mais!

 

 

Depressão: o mal do século



Há tempos atrás não se ouvia falar em estresse ou depressão. Acredito que o dia-a-dia das pessoas era menos exigente. Hoje precisamos fazer mil coisas ao mesmo tempo, dupla e até tripla jornada. Chega um momento que não apenas o corpo padece, mas a cabeça também, a partir disso se desencadeia em muitos a doença considerada o mal do século, a depressão.
A depressão não é tristeza. É uma doença que tem tratamento e deve ser tratada. Ele é caracterizada por vários sintomas entre eles: humor persistentemente baixo, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio e redução na capacidade de sentir satisfação ou vivenciar prazer.
As causas da depressão podem ser: pré-disposição genética ou pode ser reativa, desencadeada por algum fato ou situação difícil, estresse crônico, entre outros.
Trabalho + Estresse= Depressão
O excesso de trabalho é uma das principais causas da depressão, sempre relacionado ao estresse. No ambiente de trabalho precisamos lidar com: autoestima, confiança, competência, pressão, além disso, precisamos separar o pessoal do profissional. Todas estas situações reunidas podem gerar frustrações e estresse, atingindo diretamente o emocional, com isso vem à depressão.
Não é fácil para um depressivo lidar com a doença no trabalho. Mas isso não é algo impossível, desde que se faça o diagnóstico e faça o tratamento corretamente. Com isso dá para levar uma vida normal e tranquila.
É muito fácil confundir estresse com pequenas irritações, problemas simples e depressão como oscilações de humor. Por isso pessoas que passam por isso precisam ficar atentas aos sintomas e iniciar, o quanto antes, o tratamento. Se você tem uma imagem negativa de si mesmo, atitude derrotista, perspectiva negativa quanto ao futuro e padrão de pensamento negativo, procure um especialista, que pode ser um psiquiatra ou psicólogo.
Há também os sintomas camuflados da doença, ou seja, aqueles que o corpo acaba refletindo. São eles: com problemas gástricos, dores de cabeça, insônia, alergias, entre outros.
De acordo com Sérgio Gonçalves Henriques Júnior, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a maior parte dos profissionais de Recursos Humanos ainda não percebeu a gravidade do problema. “Geralmente, a atenção está voltada para doenças musculares, alcoolismo e tabagismo, mas não para a depressão, que hoje em dia está cada vez mais presente no mundo empresarial”. O psiquiatra explica que, geralmente, o pico da doença acontece entre os 20 e 40 anos, época em que as pessoas estão no auge da vida profissional.
Dados
A depressão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge cerca de 121 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo causa comum dos 850 mil suicídios contabilizados anualmente.
Números mostram ainda que 45% dos novos casos de depressão e ansiedade entre os profissionais mais jovens a causa foi o estresse. 14% das mulheres e 10% dos homens registraram o primeiro episódio de depressão ou ansiedade aos 32 anos.
Solução
A depressão é uma doença que tem cura. O tratamento pode ser realizado com o uso de antidepressivos, psicoterapia ou com a associação dos dois. Outro fator importante para a cura desta doença é o apoio de familiares e amigos.
A pessoa depressiva pode e deve levar uma vida normal, basta fazer corretamente o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário