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terça-feira, 7 de junho de 2011

Vamos conversar | Parte 6: A primeira impressão é a que fica


Você já deve ter ouvido essa frase muitas vezes. E ela não é falada somente “da boca para fora”. É uma realidade. Faz parte do ser humano. Nunca se esqueça de levar isso em conta quando for fazer contato com alguém.
Por Alexandre Bigaiski

Algumas pessoas imaginavam, desconfiavam, e algumas já sabiam que a aparência é um item fundamental no que diz respeito aos contatos sociais. Se você deseja que alguém tenha uma boa impressão sua, você terá de se cuidar. Terá de prestar atenção em vários itens que, a princípio, podem parecer sem importância. Mas que, para o inconsciente humano, são de extrema importância.
Mas, por que a primeira impressão é a que fica? Porque o ser humano, naturalmente, julga as pessoas nos primeiros segundos de contato. Julgam pela sua roupa, seu modo de andar, os acessórios que usa, como arrumou (ou não) o cabelo, entre outros.
Então, existe maneira de modificar essa primeira impressão? Não. Na verdade, vamos dizer que é muito difícil, praticamente impossível. Porque quando alguém julga uma pessoa de determinada forma, é muito difícil mudar o pensamento sobre tal julgamento. Se alguém não gostou de você da primeira vez, dificilmente entrará em contato novamente, a não ser que seja obrigado a isso. Por isso mesmo, não há tempo para que a pessoa te conheça melhor e mude essa primeira impressão que ela teve.
Preste atenção na seguinte afirmação: “As pessoas de boa aparência tendem a ser avaliadas como sendo dotadas de mais inteligência, competência e simpatia, mesmo que isso não seja necessariamente verdade” (Citação do livro “A Arte de Conversar”, da Suma Econômica). Por mais que pareça bobagem para você, considere isso sempre que quiser fazer contato com alguém.
Existem algumas dicas importantes sobre abordagem que você pode seguir para causar uma boa impressão a alguém.
  1. Espere o momento ideal. Por exemplo, aproxime-se da pessoa quando ela estiver sozinha e não envolvida em outra conversa.
  1. Observe os sinais de interesse. De nada adianta você ir falar com alguém se ele não tiver interesse no que você tem a dizer. Então, perceba se a pessoa te recebe com um leve sorriso, se descruza os braços, entre outros. Esses sinais indicam que você é bem-vindo.
  1. Comece a conversa. Ao se aproximar da pessoa com quem quer falar, sorria e comece a falar. Não se preocupe muito com o conteúdo da fala, pesquisas indicam que as primeiras frases são pouco importantes para quem está ouvindo. Mas claro, as frases não podem ser fora de propósito.
  1. Evite comentários negativos. Não precisa falar nada genial ou brilhante, mas tente não fazer comentários negativos ou queixosos. As pessoas costumam se fechar para este tipo de comentário.
Para começar a conversa, existem basicamente dois tipos de assuntos:
  1. A situação na qual vocês se encontram. Pode ser uma festa, um evento empresarial etc.
  1. A outra pessoa em questão. Quem é ela, o que ela faz, como se sente em relação ao evento etc.
E você pode começar a conversa de três maneiras, basicamente:
  1. Fazendo uma pergunta.
  2. Dando uma opinião.
  3. Comentando um fato.
Nunca se esqueça de que a primeira impressão é extremamente importante. Seguindo essas dicas, você terá melhores relacionamentos interpessoais e, certamente, mais oportunidades de negócios e amizades. Descruze os braços e mãos à obra! Vamos conversar!
Gostou do nosso artigo? Faça um comentário para nós e diga como você se comporta nas relações de negócios.
Depois, leia mais artigos do nosso blog.
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www.graficacartao.com.br

A série “Vamos Conversar” é baseada no livro “A Arte de Conversar”, da Suma Econômica.

Vamos conversar | Parte 5: Obstáculos à comunicação


Nós, que trabalhamos com comunicação, sabemos que existem vários pontos que impedem ou dificultam a comunicação eficaz. Podem ser problemas externos ou internos. Cada vendedor precisa se conhecer bem para saber quais são esses pontos negativos que dificultam o seu trabalho e fazer com que esses problemas sejam resolvidos de uma vez por todas. Neste artigo, iremos conhecer quais são os principais obstáculos para a comunicação. Esta é a parte cinco da série “Vamos Conversar”, se você não leu os artigos anteriores, pode ler agora.
Por Alexandre Bigaiski

A timidez

Certamente esse é um dos maiores obstáculos à comunicação. A pessoa tímida tende a sentir-se inferior às outras. Ela normalmente acha que não tem chances de vencer em um mundo que entende como sendo dos extrovertidos. Então, ela se fecha, simplesmente por medo de não agradar. Esse é o drama do tímido, ele quer agradar a todos, mas tem medo de não conseguir, por isso nem tenta.
Dica: Aja na certeza de que todas as pessoas têm algo especial, todas as pessoas são importantes, inclusive você. Com certeza vale a pena tentar. Se você não se arriscar, não conseguirá nada. Sabe o que é pior do que uma batalha perdida? É desistir dela.
O psicanalista Sigmund Freud dizia: “Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons”. Então, lembre-se disso.

A autopromoção

Um dos principais defeitos de muitos seres humanos. Muitas pessoas tendem a se autopromoverem, a falarem de si próprias o tempo todo. Pensam que são o centro de tudo. Só que essa atitude não leva a nada. Assim não se passa confiança e prazer à outra pessoa.
Lembre-se, ninguém tem vocação para plateia, todos desejam ser o centro das atenções e ter o seu lugar de destaque. Todos querem ser protagonistas.
Dica: Dê atenção à outra pessoa. Fale sobre ela sempre que puder e ela o ouvirá durante horas. Isso demonstrará que você se importa com a pessoa. Certamente, será muito mais fácil de convencê-la de que o que você está vendendo é importante para ela. Assim, é mais fácil de chegar a um bom resultado de relacionamento e de vendas.

O autoritarismo

“Eu mando, eu posso, eu sou o bambambam”. Esse tipo de discurso é péssimo para um conversa. Existem pessoas que querem presidir todos os clubes, escolher todos os restaurantes, ganhar todas as discussões. Esse comportamento dificilmente leva a conversa a um bom resultado. Essa atitude tende a fazer com que os outros se sintam menos importantes. E, obviamente, isso prejudica qualquer relação.
Dica: Aprenda a ouvir. Confúcio costumava dizer que “falar é prata, mas ouvir é ouro”. Quando você aprende a ouvir, consegue conhecer muito melhor as pessoas e, certamente, o seu trabalho vai ser muito melhor e muito mais eficaz. Mas, atenção! Não basta só ouvir. Ouça com empatia. Preste atenção no que a pessoa quer dizer a você.
Agora, vamos ver os pontos principais que uma boa escuta deve ter.
1. Deixar de lado os nossos próprios pontos de vista para entrar no mundo do outro, sem preconceitos.
2. Solidarizar-se com a pessoa – até com seus erros e imperfeições – e ajudá-la a se expressar melhor, traduzindo o que ele quer dizer para si mesmo.
3. Não impor a sua própria visão ou interpretação. A escrita empática não avalia nem critica; apenas ouve.
Quando agimos dessa forma, a pessoa se sente aceita, e até pode mudar os seus pontos de vista. Então, o cliente passa a confiar mais em você e a negociação será mais fácil, a conversa fluirá melhor. Ele passará a aceitar as suas sugestões. Percebe como a comunicação e o relacionamento ficarão muito melhor assim? Leia bastante essas dicas e as coloque em prática.
Como você lida com os seus obstáculos de comunicação (se os tiver)? Conte um pouco da sua experiência para nós. Depois, aproveite para ler mais artigos do nosso blog.

Abraços e bons negócios.
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A série “Vamos Conversar” é baseada no livro “A Arte de Conversar”, da Suma Econômica.